Cirurgião ortopédico especializado na patologia da anca
do adulto jovem, artroscopia e cirurgia conservadora da anca, artroplastia primária e cirurgia de revisão de artroplastia da anca.

Esta página tem como objectivo prestar informações sobre a patologia da anca a doentes, familiares, médicos e outros profissionais de saúde.

Imagiologia

A experiência clínica associada à patologia da anca leva a concluir que esta atinge cada vez mais adultos jovens (tanto homens como mulheres). Apesar das manifestações iniciais, e muitas vezes após terem efectuado várias consultas e exames, a sintomatologia agrava-se ao longo dos anos.

Rx da Bacia

Rx bacia ap em carga, centrada à sínfise e rotação interna dos membros de 10°.

Rx perfil da anca - incidência de Dunn

Rx perfil anca incidência de Dunn (flexão da anca de 45, abdução de 20 e rotação neutra)

Rx perfil da anca - incidência Cross Table

Rx perfil da anca cross table com rotação interna
de 15° do membro e flexão da anca de 15 a 20 °.

Rx falso perfil de Lequesne

Rx falso perfil de Lequesne. (pé paralelo ao chassis, bacia a 65 em relação ao chassis)
Instruções

 

 

Ressonância Magnética Nuclear

Artro RMN da anca
A ressonância magnética é uma técnica que permite identificar e avaliar as lesões de tecidos moles a nível da articulação (cartilagem, labrum, tendões e músculos peri-articulares).

A injecção de contraste intra-articular (Artro-RMN) aumenta a sensibilidade do exame e a capacidade de detecção de lesões no interior da articulação, nomeadamente lesões do labrum e da cartilagem.

 

Injecção guiada por Eco ou Raio X

Injecção guiada por ecografia

Nos casos em que existem dúvidas quanto à origem dos sintomas, nomeadamente se estes têm origem no interior da articulação, pode ser realizada uma injecção da articulação com anestésico local.

Como a anca é uma articulação profunda, é necessário o auxílio de raios X ou de um ecógrafo para confirmar que o anestésico é colocado no interior da articulação.

Se se verificar uma melhoria dos sintomas após a injecção (melhoria temporária e de acordo com o tempo de acção do anestésico), então é elevada a probabilidade dos sintomas terem origem no interior da articulação.

Injecção guiada por raio X